BrazilCham logo
About UsEventsPerson of the YearBrazil-US BusinessBecome a MemberContact Us

About Us

We Are
the BrazilCham

We strengthen, elevate, and accelerate business connections between Brazil and the United States.

Welcome

Need help?

May 9, 2024

Programa Eco Invest Brasil

Programa Eco Invest Brasil: dada a largada para novos incentivos ao financiamento e hedge cambial para projetos sustentáveis


Com a promessa de catalisar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis que promovam a transformação ecológica no Brasil, o Programa de Mobilização de Capital Privado Externo e Proteção Cambial – mais conhecido por Eco Invest Brasil – foi lançado em fevereiro de 2024, no âmbito do Fundo Nacional de Mudança do Clima (“FNMC” ou “Fundo Clima”). Os objetivos do programa são facilitar o acesso de entidades brasileiras ao mercado de capitais internacional voltado à captação verde e fomentar o desenvolvimento, liquidez e eficiência de soluções de proteção cambial (hedge) de longo prazo em moeda estrangeira, mitigando os riscos associados à volatilidade de câmbio.


O programa busca formar parcerias entre governos, bancos multilaterais, instituições financeiras públicas e privadas, investidores nacionais e internacionais para desenvolvimento de uma rede de colaboração público-privada. Nesse contexto, seu objetivo é promover concorrência, mobilizar capital privado, estimular crescimento do mercado de capitais, integrar empresas globalmente e garantir as melhores práticas em governança.


O Eco Invest Brasil se valerá da sinergia de diversas instituições, tendo como principal parceiro técnico o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com suporte do Banco Mundial. Relevante será também o papel do Banco Central do Brasil na estruturação financeira, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como vetor no financiamento de projetos de grande escala e do Banco do Brasil, como provedor de derivativos para o mercado brasileiro, todos complementados por outras instituições financeiras que vierem a fazer parte do programa.


Os recursos do programa serão alocados por meio de leilões realizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, seguindo critérios de alavancagem financeira e priorização definidos pelo Ministério da Fazenda.


Por Ana Carolina Barretto, Daniel Engel and Elisa Rezende

Tags

Finance

Share this

Designed with

We use cookies