BrazilCham logo
About UsEventsPerson of the YearBrazil-US BusinessBecome a MemberContact Us

About Us

We Are
the BrazilCham

We strengthen, elevate, and accelerate business connections between Brazil and the United States.

Welcome

Need help?

June 5, 2025

Brasil dará protagonismo ao agro na COP30, diz Secretário do MRE

Em reunião na Fiesp, presidente da conferência do clima diz que país poderá mostrar que a agropecuária é parte da solução da crise climática

“A conferência (do clima) será uma oportunidade para o país mostrar ao mundo como a produção agropecuária nacional pode ser parte da solução da crise climática”. A afirmação é do presidente da COP30 e secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), André Correa do Lago, que participou de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp.


Presidido por Jacyr Costa, o Cosag reuniu, na segunda-feira (2/6), autoridades e especialistas para debater o papel que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima 2025, que acontece em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro, pode ter como instrumento de valorização do agronegócio brasileiro.


Em sua exposição, o embaixador ressaltou que o Brasil pretende dar protagonismo ao setor agrícola na COP30 e destacou que o setor tem potencial de contribuir com soluções. “A conferência será uma vitrine para o papel do país na segurança alimentar e na transição para uma economia de baixo carbono”, complementou.


Na abertura do encontro, o vice-presidente da Fiesp e “climate high-level champion” (campeão climático de alto nível) da COP30, Dan Ioschpe, afirmou que o Brasil tem a chance de alinhar protagonismo climático com desenvolvimento socioeconômico. “Não há caminho de desenvolvimento que não passe pela sustentabilidade. Sem isso, caminharemos para trás”, disse.


De acordo com Ioschpe, o Brasil tem vantagem competitiva em agricultura regenerativa, energias renováveis, bioeconomia e tecnologias florestais.


“A questão do financiamento é desafiadora. Por um lado, gostaria de ver mais recursos disponíveis. Por outro, é verdade que já existe um montante significativo. Precisamos garantir que estamos conectando os recursos e os projetos”, disse Ioschpe.


Leia a reportagem completa


Por Lúcia Rodrigues via FIESP

Tags

agribusiness

Share this

Designed with

We use cookies