A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou seu mais novo supercomputador. Equipado com superservidores Supermicro e 96 GPUs Nvidia Blackwell B200, o Jairu posiciona-se como o maior sistema em operação na América Latina baseado nessa tecnologia e promete elevar a infraestrutura de pesquisa em inteligência artificial (IA) do Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da universidade.
Baseada no conceito de IA Factory, a iniciativa foi desenvolvida em conjunto com a Scherm Brasil, a Nvidia e a Positivo Servers & Solutions. Sendo que, a primeira liderou a integração e a implantação da solução, a segunda forneceu a tecnologia de GPUs e a terceira, viabilizou a oferta de servidores para o ambiente acadêmico.
O processo de aquisição ocorreu por meio de importação, diretamente dos Estados Unidos e a montagem do equipamento foi concluída em apenas 30 dias após a assinatura do contrato.
Para Fabio G. Cozman, coordenador do Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, a implantação do supercomputador representa mais do que um avanço tecnológico. A infraestrutura consolida uma cooperação industrial e tecnológica que posiciona o Brasil de forma mais competitiva no cenário global de IA e supercomputação.
“Com o Jairu, temos uma infraestrutura de IA que nos permitirá desenvolver grandes modelos e aprofundar pesquisas relevantes para o contexto brasileiro”, afirmou.


