Operação em Minas Gerais entra para seleto grupo global ao alcançar certificação IRMA 50
A Gerdau, maior produtora brasileira de aço, conquistou o reconhecimento IRMA 50, concedido pela Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA), ou Iniciativa para Garantia de Mineração Responsável. O reconhecimento, dado à mina de minério de ferro Miguel Burnier, em Ouro Preto (MG), coloca a operação entre as 11 minas no mundo que já passaram pelo rigoroso processo de avaliação da entidade. A certificação foi concedida após auditoria independente da SCS Global Services, que analisou cerca de 400 requisitos, distribuídos em quatro pilares: integridade corporativa, planejamento para legados positivos, responsabilidade social e responsabilidade ambiental.
Mineração responsável como estratégia
“Estamos sempre buscando aprimoramento contínuo, diálogo aberto com as comunidades e adoção das melhores práticas no setor”, afirmou Wendel Gomes, diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau. Segundo ele, a mineração responsável é um dos pilares estratégicos da empresa, que há 124 anos atua no Brasil.
Padrão internacional e auditoria independente
A IRMA é uma iniciativa global voltada para aprimorar as práticas ambientais e sociais na mineração. Seu modelo de certificação inclui, inclusive, inspeções presenciais para verificar a conformidade das operações com padrões internacionais. Clique aqui para acessar o relatório


