BrazilCham logo
About UsEventsPerson of the YearBrazil-US BusinessBecome a MemberContact Us

About Us

We Are
the BrazilCham

We strengthen, elevate, and accelerate business connections between Brazil and the United States.

Welcome

Need help?

June 6, 2024

“Ciência transforma vidas”, diz brasileira premiada em programa internacional

Pesquisadora Alicia Kowaltowski foi reconhecida pela L’Óreal-Unesco por contribuição para a biologia das mitocôndrias, principal fonte de energia das células

Desde cedo, Alicia Kowaltowski queria ser cientista. Incentivada pelos pais, ambos acadêmicos, se interessou pelas aulas sobre o corpo humano e se especializou em bioquímica. Sua pesquisa e contribuição para a biologia das mitocôndrias – organelas que agem como usinas de energia das células – lhe rendeu o Prêmio Internacional L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência, que homenageia anualmente cinco cientistas do mundo todo.


“A ciência tem o poder de transformar vidas”, diz a pesquisadora.


Kowaltowski analisou as complexas reações bioquímicas que permitem aos seres humanos obter energia dos alimentos para viver. “Minha investigação contribui significativamente para a compreensão de possíveis doenças, como obesidade, diabetes e infarto.”


Na última semana, Kowaltowski esteve entre as pesquisadoras homenageadas na sede da UNESCO, em Paris, por suas pesquisas pioneiras em ciências da vida e do meio ambiente.


Hoje uma referência, Kowaltowski sempre teve exemplos de mulheres na ciência. Para ela, a falta de representatividade nunca foi um problema. “O grande desafio mesmo é ser cientista no país, porque não há incentivos para atuar na área”, diz. Apesar disso, a cientista não quer desanimar as próximas gerações. “Espero que minha trajetória inspire outras mulheres a seguirem seus sonhos e buscarem a excelência em suas áreas de atuação.”


Para uma carreira de sucesso na ciência, ela sugere: “Sejam curiosos, façam boas perguntas, estejam abertos a resultados inesperados, encontrem supervisores de apoio e nunca desistam. Explorar os limites do conhecimento nos dá resiliência para continuar ultrapassando limites e quebrando barreiras.”

Tags

general

Share this

Designed with

We use cookies